O curta e o que ele documenta
Confort é brasileiro e vive em Lisboa. O documentário, segundo a reportagem, registra o trabalho de grupos que recriam, em solo português, algo que não tem equivalente óbvio na cultura local: o Carnaval de rua de matriz brasileira. "Não há um só Carnaval brasileiro", observa o diretor; em Lisboa, porém, "as várias manifestações que lhe dão corpo uniram-se num momento só". A frase é descritiva, mas carrega uma camada política evidente: brasileiros estão reconfigurando o espaço público de uma capital europeia com base em tradições importadas.
O cineasta resume a tese do próprio trabalho em uma declaração que vale a pena registrar com atenção: "apropriar-se da cultura é também apropriar-se da rua". Em entrevista à agência Lusa, ele classifica o movimento como "um símbolo de presença migratória, resistência e sentido de liberdade". Não é apenas uma festa; é, na leitura do autor, um ato político de ocupação simbólica.
Por que brasileiros filmam Carnaval em Lisboa
O contexto que o texto da fonte não explicita, mas que qualquer analista brasileiro reconhece, é o da maior onda emigratória brasileira em décadas. Nos últimos anos, o fluxo de brasileiros para Portugal se multiplicou, sustentado por acordos de residência da CPLP e por um conjunto de fatores que vão da crise econômica ao desgaste institucional no Brasil. Lisboa recebeu uma comunidade brasileira visível, com padarias, cabeleireiros, blocos de Carnaval, aplicativos de entrega com mão de obra majoritariamente brasileira e novos sotaques no comércio do Bairro Alto e de Alcântara.
Esse fenômeno deixou de ser apenas demográfico e passou a produzir reflexos culturais, sociais e políticos. O curta de Confort é parte desse processo: a diáspora brasileira ganhou densidade suficiente para gerar produção audiovisual autoral e ser tema de um festival que se chama, justamente, de "Política". A simples existência da obra é um indicador — quem sai do Brasil em quantidade vira, no destino, personagem de debates que vão de mercado de trabalho a uso do espaço urbano.
O custo político da emigração vista de longe
Para uma análise de centro-direita, o dado relevante não é a festa, mas o que ela pressupõe: pessoas que saíram. A emigração em massa de trabalhadores qualificados, empreendedores e famílias inteiras tem efeito direto sobre a economia brasileira — perda de capital humano, redução de arrecadação futura, envelhecimento da base produtiva. Não há como discutir cultura brasileira em Lisboa sem passar, ainda que de passagem, pela pergunta inversa: o que fez o Brasil exportar tanta gente a ponto de a cultura nacional ganhar bairro próprio em outra capital?
"Direito à cidade": o conceito e seus efeitos
A sessão que abriga o filme chama-se "Direito à Cidade" — expressão cunhada pelo sociólogo francês Henri Lefebvre, em 1968, para descrever o acesso igualitário dos cidadãos ao espaço urbano. O conceito atravessou décadas e foi incorporado por movimentos que vão da luta por moradia à defesa de espaços públicos "apartados do mercado". Em sua versão mais robusta, o "direito à cidade" reivindica que o espaço urbano não seja tratado apenas como mercadoria, mas como bem comum a ser administrado de forma participativa.
O argumento é simpático quando pensado em abstrato: quem cumpre as regras de uma cidade deve poder usufruí-la. Na prática política, porém, o conceito costuma ser mobilizado para justificar ocupações, restrições à propriedade privada, restrições ao comércio e ao uso do espaço público por critérios que escapam à regra geral. Da perspectiva liberal-conservadora desta análise, qualquer intervenção sobre o espaço urbano precisa respeitar três critérios mensuráveis: ordem pública, segurança jurídica e responsabilidade fiscal. Festas, manifestações e ocupações temporárias são legítimas quando autorizadas, organizadas e financiadas por seus promotores — não quando impostas a quem paga a conta do espaço público, o contribuinte.
Aqui vale o registro honesto: Confort não está propondo nenhuma ocupação irregular. Os blocos de Carnaval em Lisboa operam com autorização, contribuem para a economia local e atraem turismo. O que se pode discutir — e o festival parece disposto a fazer — é até que ponto a "presença migratória" narrada pelo diretor deve orientar políticas públicas de uso do espaço nas cidades europeias.
Apropriação cultural e apropriação do espaço público
A frase "apropriar-se da cultura é também apropriar-se da rua" sintetiza uma visão de mundo que mistura antropologia e política. Para o cineasta, levar o Carnaval para Lisboa é, simultaneamente, preservar uma tradição e conquistar um lugar. É um ponto de vista legítimo, apresentado aqui na sua versão mais forte: o migrante não é apenas mão de obra, é sujeito cultural que recria seu mundo.
Há, contudo, uma pergunta que o curta não responde — e que o Brasil, quando debate emigração, costuma esquecer: apropriar-se da rua de outra cidade é também apropriar-se de uma ordem jurídica alheia, de regras urbanísticas construídas sem a participação dos novos arrivantes. Em Lisboa como em São Paulo, o espaço público é finito e regulado. Conflitos entre moradores antigos e novos usuários tendem a aparecer, mais cedo ou mais tarde, justamente quando a densidade da ocupação cultural cresce.
Por que isso importa
- O curta brasileiro exibido em Lisboa não é apenas cinema: é registro de uma diáspora que se tornou tema artístico e político.
- O conceito de "Direito à Cidade" que organiza a sessão é o mesmo que, no Brasil, fundamenta movimentos que questionam propriedade privada e ordem urbanística — vale acompanhar como ele é aplicado na prática europeia.
- A frase do diretor sobre "apropriar-se da rua" antecipa um debate que o Brasil ainda não está fazendo: o que os emigrantes esperam, em termos de espaço público, das cidades que os recebem.
- Para o Brasil, o filme é um espelho indireto: a cultura nacional se expande no exterior na mesma proporção em que cérebros e empreendedores saem do país.
Perguntas frequentes
O que é o Festival Política, em Lisboa? É um festival de cinema dedicado a obras com viés político, promovido em Lisboa, que nesta edição incluiu uma sessão chamada "Direito à Cidade" com quatro curtas, entre eles o do brasileiro Carlos Mouta Confort.
Quem é Carlos Mouta Confort? É um cineasta brasileiro radicado em Lisboa, diretor de "Um sentimento chamado Carnaval", documentário sobre os blocos de Carnaval brasileiro que se instalaram na capital portuguesa.
O que é o "Direito à Cidade"? Conceito formulado pelo sociólogo francês Henri Lefebvre, em 1968, que propõe o acesso igualitário dos cidadãos ao espaço urbano. Hoje é usado por movimentos variados — de luta por moradia a debates sobre uso do espaço público — e costuma entrar em tensão com noções de propriedade privada e ordem urbanística.
Por que o filme brasileiro importa para o Brasil? Porque evidencia a dimensão cultural e política da emigração brasileira para Portugal. O Carnaval nas ruas de Lisboa é o lado visível de um processo que envolve centenas de milhares de brasileiros vivendo fora do país, com efeitos demográficos e econômicos diretos sobre o Brasil.
A análise é contra a presença brasileira em Portugal? Não. A análise registra a importância cultural da diáspora e o direito legítimo de qualquer comunidade de manter suas tradições no destino. O ponto é separar esse direito das eventuais tentativas de impô-lo sobre regras urbanísticas alheias, tema que o próprio festival coloca em debate.
Gostou desta análise? Compartilhe com quem quer entender a política brasileira além da manchete e assine a newsletter d'A Bússola Nacional.



