O apartamento de classe média virou artigo raro — e o motivo está no juro
Os imóveis novos voltados a famílias com renda entre R$ 10 mil e R$ 30 mil por mês — faixa tratada pelo mercado como "classe média" — representavam, até pouco tempo, mais da metade dos lançamentos e vendas nas capitais brasileiras. Hoje, segundo levantamento da consultoria Brain Inteligência Imobiliária divulgado com exclusividade pelo portal InfoMoney, respondem por apenas 18,9% dos lançamentos e 24,1% das vendas nos grandes centros. É o pior patamar da série histórica.
O recuo não é pontual. O segmento acumula quatro anos seguidos de queda e já não é mais o carro-chefe do mercado imobiliário nacional. Construtoras e incorporadoras têm reagido com a mesma frieza que o mercado costuma aplicar a produtos sem demanda: estão deixando de lançar.
Quem está envolvido e o que está em jogo
- Brain Inteligência Imobiliária: consultoria responsável pelos dados, presidida por Fábio Tadeu Araújo.
- Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias): entidade do setor, presidida por Luiz França.
- Incorporadoras e construtoras: agentes privados que decidem onde alocar capital com base em retorno esperado.
- Familias de renda média (R$ 10 mil a R$ 30 mil mensais): público que historicamente financiava entre 70% e 80% do imóvel e dava volume ao setor.
- Banco Central e política fiscal do governo federal: definem a taxa básica de juros (Selic) e o prêmio de risco soberano, variáveis centrais do custo de financiamento imobiliário.
- Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV): política pública que atende a faixa de renda abaixo e cria uma fronteira artificial de preços no mercado.
O que está em jogo é duplo. De um lado, há uma decisão de alocação de capital privado: incorporadoras migram para o luxo (imóveis acima de R$ 2 milhões), onde a demanda é menos sensível a juros. De outro, há um efeito distributivo: a classe média — que paga impostos, consome serviços privados e financia o ciclo econômico — está sendo empurrada para fora do mercado formal de moradia nova.
Por que isso está acontecendo agora
A fonte aponta três causas conhecidas, mas que se agravaram: juros altos, custos de construção elevados e famílias mais endividadas. Os números da Abrainc traduzem bem o efeito da primeira variável: a cada 1 ponto percentual de alta na taxa de juros, cerca de 1,3 milhão de famílias perdem a capacidade de compra de um imóvel nessa faixa.
Para esse público, a conta é simples e cruel: a entrada é de 20% a 30% do valor, e o restante vai financiado. Como a parcela mensal precisa caber no orçamento, um juro maior comprime o volume de famílias aptas a contratar. "A taxa de juro é um fator central, porque dificulta as vendas", resumiu Fábio Tadeu Araújo ao InfoMoney.
Há também uma dinâmica de mercado que a própria expansão anterior do segmento criou. O crescimento da oferta desgastou a narrativa de "exclusividade", e boa parte das incorporadoras respondeu com cortes de lançamentos — uma reação clássica de mercado a produtos sem tração.
O que isso significa para a política econômica
Para esta análise, o dado mais relevante não é o número em si, mas o que ele revela sobre o custo de uma estratégia macroeconômica mantida por anos. O Brasil carrega uma das mais altas taxas de juros reais do mundo, e essa taxa é, ao mesmo tempo, sintoma e remédio: remédio contra inflação descontrolada, sintoma de risco fiscal e de credibilidade incompleta.
Defensores da política de juros altos argumentam — em sua versão mais forte — que a âncora monetária é o que resta para evitar que a inflação descarrilhe, especialmente em ambiente de gasto público expansionista. Sem ela, argumentam, o efeito sobre contratos de longo prazo como financiamento imobiliário seria substituído por um mal maior: erosão da poupança, queda real de salários e incerteza ainda maior para o investidor. É um argumento sério.
Ocorre que o custo social desse remédio aparece aqui, de forma mensurável. 1,3 milhão de famílias a cada 1 ponto de juro é um número grande demais para ser tratado como efeito colateral aceitável. Quando o juro alto se torna crônico — e não pontual — ele deixa de ser instrumento anticíclico e passa a funcionar como política permanente de transferência de renda dos que mais precisam de crédito para os que concentram capital.
Há ainda um ponto estrutural. A fronteira entre o Minha Casa, Minha Vida (subsidiado) e o mercado privado de classe média ficou mais rígida. Quem ganha R$ 12 mil por mês não é pobre para o MCMV, mas também não tem folga para absorver juros de dois dígitos. O resultado é um mercado imobiliário com "buraco" no meio — exatamente o segmento que, segundo a Brain, mais encolheu.
Por que isso importa para o cidadão comum
Para o leitor que não compra imóvel, a leitura prática é direta:
- Patrimônio: casa própria deixa de ser mecanismo realista de formação de patrimônio para a classe média urbana, aprofundando desigualdade entre quem tem imóvel e quem paga aluguel.
- Custo de moradia: com menos lançamentos na faixa intermediária, o aluguel tende a subir nos mesmos bairros, porque a oferta nova se concentra no topo.
- Mercado de trabalho: a construção civil é intensiva em mão de obra. Deslocar capital para o luxo reduz o efeito multiplicador sobre empregos formais e informais.
- Crédito bancário: ao se tornar mais arriscado, o financiamento imobiliário encarecerá ainda mais, em ciclo que se retroalimenta.
Para o governo, o efeito é igualmente incômodo. Quanto mais famílias ficam fora do mercado privado, maior a pressão política por expansão do MCMV — e, portanto, por mais gasto público. A decisão de juros altos de hoje alimenta a conta fiscal de amanhã.
O que observar a partir de agora
- Trajetória da Selic: cortes consistentes tendem a reativar gradualmente o segmento, mas só com inflação controlada e expectativa ancorada.
- Curva de lançamentos: se incorporadoras migrarem de forma definitiva para o luxo, o "buraco" do meio se torna estrutural — não conjuntural.
- Custo de construção: a depender da política fiscal e de crédito, pode seguir pressionando o preço de entrada.
- Política habitacional: o redesenho do MCMV e a eventual criação de faixas intermediárias vão definir se o Estado ocupa o vácuo ou se o mercado o reconquista.
O recuo da classe média no mercado imobiliário não é apenas um indicador econômico. É um termômetro da qualidade da política macroeconômica: quando o juro alto dura demais, ele não apenas esfria a demanda — ele redesenha quem pode, e quem não pode, comprar a casa própria no Brasil.
Perguntas frequentes
O que é considerado "imóvel de classe média" nesse estudo?
Apartamentos novos com preço entre R$ 500 mil e R$ 2 milhões, voltados a famílias com renda mensal de aproximadamente R$ 10 mil a R$ 30 mil.
Por que o juro alto afeta tanto esse segmento?
Porque esse público financia entre 70% e 80% do imóvel. A parcela mensal pesa no orçamento e, a cada 1 ponto percentual de juro, cerca de 1,3 milhão de famílias perdem a capacidade de compra, segundo a Abrainc.
O Minha Casa, Minha Vida substitui esse mercado?
Não. O MCMV atende faixas de renda mais baixas e opera com subsídio. O segmento de R$ 500 mil a R$ 2 milhões não é coberto pelo programa e depende essencialmente de crédito privado.
O setor pode se recuperar sozinho?
Depende da queda consistente da taxa básica de juros, da estabilização dos custos de construção e da redução do endividamento das famílias. Sem esses três fatores combinados, a retomada tende a ser lenta e seletiva.
Quem perde mais com esse cenário: as incorporadoras ou as famílias?
Ambos perdem, mas as famílias não têm hedge — incorporadoras realocam capital para o luxo ou para outros países; famílias seguem pagando aluguel indefinidamente, sem formar patrimônio.
Gostou desta análise? Compartilhe com quem quer entender a política brasileira além da manchete e assine a newsletter d'A Bússola Nacional.



